domingo, 30 de junho de 2013

Caso Snowden

Não percebo que raio de tempestade é esta em torno do espião norte-americano Edward Snowden. Ele veio dizer que os EUA têm um programa de vigilãncia electrónica. E depois? Mas quem é que nunca tinha percebido isso? Escutas telefónicas, vigilância nas redes sociais, etc... Qual é o problema? Que raio de escândalo é este? Além disso, nao só os EUA espiam toda a gente... Imagino o que não se passará na China, no Reino Unido, na Alemanha, etc. Todas estas grandes potências têm meios para vigiar o que querem e o que não querem. Snowden não veio dizer nada que não se soubesse ainda.
Isto traz é grandes problemas diplomáticos: os EUA espiaram a Europa e a ONU. Que credibilidade terão agora? Mas depois tempos que pensar que a Rússia espia os EUA, que a Coreia espia a China, etc... Está tudo interligado e eles sabem bem que se espiam uns aos outros. É como uma brincadeirinha de crianças.
Quanto à ideia de direito à Liberdade aí a conversa já é outra. Eu posto o que bem entendo neste meu blog e não é por isso que me sinto vigiada. Publico aqui o que bem entendo e sei que alguém estará em frente a um monitor a ver o que se passa aqui: indivíduo civil ou qualquer instituição governamental. E então?! Mas quem é que ainda acredita que vivemos numa sociedade totalmente livre?
À partida vivemos numa sociedade livre, digo à partida porque se me apetecer andar nua na via pública não posso, se quero fazer uma manifestação não posso, se quero matar o vizinho não posso. Ou por outra, até posso mas depois terei consequências não tão boas. por isso, o melhor é resumir-me à minha insignificância e viver a minha vidinha sossegada.
Ao fecho deste post meramente opinativo, o jovem Snowden ainda está no aeroporto de Moscovo a aguardar de respostas concretas em relação ao seu asilo.

1 comentário: