segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Papuça e Dentuça reais

Aqui há dias vi uma noticia sobre uma amizade improvável entre uma raposa e um cão. "Coisa nunca vista". Tudo começou quando, um dia, Sniffer, a raposa selvagem, encontrou, por acaso, Tinni, o cão do fotógrafo Torgier Berge, nos bosques da Noruega, onde vive. Além de registar os momentos juntos, decidiu também escrever um livro infantil baseado neles com o título "The Fox and the Dog".

Amizade entre raposa e cão inspira livro infantil
© Torgeir Berge

Mas! Tudo tem um "mas".

É muito fófi, sim senhora, mas não há cá originalidade nenhuma. Tenho muita pena em desiludir-vos, mas tenho um segredo para vos revelar. Esta cena já existe... e desde 1981.

Apresento-vos "The Fox and the Hound", ou "Papuça e Dentuça" em Portugal, produzido pela Walt Disney Pictures e baseado no livro com o mesmo nome do autor Daniel P. Mannix.

Eu adoro este filme, mas é muito triste, não se pode dizer que o final seja "E viveram felizes para sempre"... Por um lado, já devíamos estar habituados: a Disney tem sempre um pico de choro, mas no fim tudo acaba bem. Por outro lado, este caso é diferente, começa com uma caça às raposas e a raposinha bebé fica orfã. É adoptada por uma senhora e entretanto trava amizade com um cachorrinho pequenino do vizinho (que além de caçador, é uma besta). Só que ao crescerem, as circunstâncias e, depois, o instinto separam os amigos.

2 comentários:

  1. Tens razão, antes desses já existiam o papuça e o Dentuça! Eu tenho o livro que comprova isso mesmo!

    ResponderEliminar