segunda-feira, 1 de julho de 2013

A bela da caça à multa

Quando as pessoas falavam, em geral, da caça à multa por parte das forças policiais, normalmente, costumava revoltar-me com elas. Se os portugueses não cumprem o código da estrada, é o chamado "temos pena! Se és apanhado a infringir o código, pagas e acabou-se a conversa". Claro que há diferentes tipos de polícias/guardas (que podem estar ou não de bom humor, que podem ser "conhecidos" dos infractores, depende do local, etc.). Mas o fundo da questão é: "não cumpres, pagas". Vamos lá, as forças policiais têm o dever de fazer cumprir a Lei, supostamente é uma das suas funções. E a função dos condutores é cumprir (claro que é - quase - impossível ser-se exemplar, mas ao menos tenta-se), para isso é que se andou a matar a cabeça a estudar o livro do código.

A coisa muda um pouco de figura quando se lê uma notícia no site da Renascença de dia 6 de Junho deste ano, onde refere, e passo a citar:


"Para este ano, o objectivo é mais ambicioso: o Governo quer arrecadar 85,4 milhões de euros em multas de trânsito. O valor está previsto no Orçamento Rectificativo, que foi discutido esta sexta-feira na Assembleia da República."

Mas o que és isto????? O arrecadar de dinheiro das multas está previsto no orçamento??? Mas o objectivo do governo não é fazer precisamente o contrário, do género "Suiça", onde as pessoas cumprem à risca o código. Tem de ser!: os radares e a polícia está em todo o lado (a dizer-te..."tem calminha, reduz lá a velocidade..."). Logo, o governo suíço não deve estar à espera de ganhar dinheiro a partir disso.

Então há de facto caça à multa à descarada? Por parte do governo e, por consequência, dos polícias/guardas?

Será que o nosso governo português está tão ávido de dinheiro que opta pela punição em vez da prevenção?

2 comentários:

  1. Oh pah! Tens andado com o pijaminha vestido? Lol

    ResponderEliminar
  2. oh pa! nao ando com o pijaminha...só que isto é demasiado mau...fiquei chocada com aquilo...é uma coisa que está escrita, aprovada....

    é suposto eles darem o exemplo.... -.-

    ResponderEliminar