segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A utilidade real de uma alforreca


Ontem na praia a pergunta surgiu: para que servem afinal as alforrecas? Fui pesquisar e descobri que se alimentam de pequenos peixes e basicamente só servem para nos chatear quando queremos dar um belo mergulho.
Não convém tocarmos naquele ser esponjoso pois possuem tentáculos à superfície que, após contacto, injectam uma espécie de espinho, o nematocisto, que liberta uma substância tóxica no local da picada. Esta "injecção" dá-nos a sensação de queimadura mas, por cá, estes animais não são assim tão perigosos mas o melhor será prevenir...

O melhor é ter em atenção os seguintes conselhos:
1. Se há tentáculos presos à pele é fundamental retirá-los. Use uma espátula ou um pau de gelado. Cuidado para não ser picado também.
2. Lave muito bem a zona afectada com água salgada. Em seguida, aplique gelo e, se necessário, uma pomada anti-inflamatória.
3. Na picada da maioria das medusas a reacção urticariante e o ardor diminuem quando se aplica localmente uma substância com pH baixo, isto é, um ácido. Vinagre ou urina podem ser utilizados. O tomate, pela sua acidez, também se insere nesta medida terapêutica.

2 comentários:

  1. sim...vamos fazer xixi para cima da ferida... e se a ferida for nas costas? tu n podes fazer xixi pra cima de ti própria...vais deixar que alguem o faça em cima de ti? ahahahha

    ResponderEliminar