segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Ah meteste isto aqui? Então 'tas despedido!

Dois professores foram expulsos de uma escola por um deles ter tirado fotografia ao outro e ter colocado no Facebook. Todas as pessoas que fizeram "like" ou comentaram levaram com um recadinho. A escola não foi mencionada, ninguém sabe que foi tirada na escola X ou Y.

Tem havido muitas reportagens, na televisão, na net, etc, em como muitas pessoas tem sido despedidas por causa do Facebook.

Primeiro, como é uma "matéria" nova ainda não há regras ou leis muito definidas sobre como se transgride ou não (que eu saiba, claro), por isso, pode-se despedir como se quiser (por assim dizer). Por exemplo, fala-se de falta de privacidade: é uma situação clara para outras situações, mas tratando-se de redes sociais, torna-se dúbio. Segundo e mais importante,  isto acontece porque as pessoas não sabem usar as redes sociais. Ponto.



Vamos lá aprender um bocado:

- Tentar ter algum controlo e conhecer as funcionalidades do Facebook.
- Existe uma pequenina opção de escolha: podem tirar as publicações vistas para o "Público" e colocá-las mais restritas "Amigos" ou "Amigos de amigos". Logo isto implica que nem toda a gente possa ver.
- Não ser amigo dos chefes ou dos colegas directos de trabalho, nem sequer de desconhecidos e muito menos de quem não queremos ser amigos (o perfil é vosso, não têm de fazer fretes). Ou façam um grupo restrito para mostrarem ou não mostrarem o que querem a quem quiserem.
- E pronto, se de facto têm este pessoal todo, então não coloquem nada que possa ofender susceptibilidades. E não se queixem. Se aceitaram os convites, então sintam-se presos no vosso próprio perfil! Temos pena.

Claro que uma pessoa não está completamente segura por mais cuidados que se tenham, no entanto, já ajuda qualquer coisinha.

Sem comentários:

Enviar um comentário