Ontem à noite estava a ver calendário grande pregado à parede da casa. Reparei que no dia "5" de Outubro tinha escrito em baixo "FERIADO EXTINTO" em vez de "Instauração da República".
Mas porque é que no novo calendário não colocaram um dia normal, ou seja, o dia da semana dentro de um quadradinho? Só.
Porquê "Feriado Extinto"?
E será que colocaram esta expressão por ser apenas um ano de transição ou será que vão meter isto todos os anos?
Parece-me que quem tratou deste assunto fê-lo por malvadez, só para fazer pirraça para nos relembrar que já houve um feriado e agora já não existe. Para nos recordar que já não podemos fazer tudo o que faríamos num feriado: festejar, ter um dia para não ir ao trabalho, dormir ate mais tarde ou qualquer coisa que se faça num feriado!
E mais outra. Quer dizer, além de uma pessoa, no futuro, já nem sequer se lembrar de que feriado se tratava, pode ainda por cima, à medida que o tempo passa, pensar que se tornou num novo feriado, o feriado "Extinto".
Isto com o Novo Acordo Ortográfico tudo é possível. Se podem mudar a acentuação porque não o local das "aspas"? Assim, fica-se com o feriado "Natal", o feriado "Ano Novo" e agora, o feriado "Extinto".
E o que é que se festeja no "Extinto"? Perguntam vocês e bem. Bem, sinceramente não sei. É melhor pedir a opinião a quem funda feriados ou a quem pratica o Novo Acordo Ortográfico mas eu acho que era uma boa ideia o feriado "Extinto" celebrar a extinção de feriados. No fim de contas, o que interessa é que hajam feriados!
Sem comentários:
Enviar um comentário